Blog

Fique por dentro de todas as novidades 

Aprenda a identificar a necessidade de um pressurizador para turbinar o seu banho

Aprenda a identificar a necessidade de um pressurizador para turbinar o seu banho

Saber identificar a necessidade de investir em um pressurizador de qualidade e durabilidade é essencial para garantir um abastecimento adequado e eficiente de água em uma residência.

Os pressurizadores de água representam uma solução eficiente e econômica para os problemas de pressão e volume de água na hora do banho, principalmente para quem mora em em coberturas, casas térreas ou sobrados onde a pressão da água costuma ser normalmente baixa.

Neste artigo, mostramos a você como aumentar significativamente a pressão da água que sai do chuveiro ou torneira do seu banheiro através deste equipamento, proporcionando dessa forma um fluxo bem mais forte e constante que irá turbinar ainda mais o seu banho!

O que é um pressurizador de água e como funciona?

Um pressurizador de água é um dispositivo especialmente projetado para aumentar a pressão da água que chega aos mais diversos pontos de consumo (seja uma residência, comércio ou indústria), garantindo assim um fluxo contínuo e adequado mesmo em locais onde a pressão natural da água é baixa. Ele é um equipamento que impulsiona a água através de um eficiente sistema de bombeamento, aumentando a sua pressão e vazão.

O seu princípio de funcionamento é bem simples: é feito através do uso de uma bomba que é acionada automaticamente sempre que a pressão da água diminui. Ao ser ativado, este equipamento drena a água do reservatório ou da rede de abastecimento, direcionando-a para os pontos de consumo do local, criando imediatamente uma pressão maior e um fluxo mais consistente.

Quais são os tipos de pressurizador de água e suas principais vantagens?

Você pode encontrar pressurizadores de água disponíveis no mercado em dois modelos:

O primeiro é o pressurizador com acionador fluxostato que conta com um sensor que detecta o fluxo de água e assim inicia o funcionamento da bomba automaticamente (quando o fluxo é interrompido, a bomba é desligada). O segundo modelo, é o pressurizador com acionador pressostato, onde o controle é feito por meio da detecção da pressão (o equipamento é ligado sempre que reconhece a falta de pressão na vazão da água, mantendo a pressão constante, mesmo que não haja fluxo).

Entre estes dois modelos, você encontra inúmeros tipos de pressurizadores de água para escolher, onde cada um possui características próprias e vantagens bem específicas a saber:

– Pressurizador de superfície: 

Instalado diretamente na tubulação e geralmente utilizado em residências e estabelecimentos comerciais de pequeno porte. A sua principal vantagem é a grande facilidade de instalação e manutenção.

– Pressurizador submersível: 

Instalado dentro da caixa d’água e ficando totalmente submerso, este tipo de pressurizador de água é uma excelente opção para locais pequenos e com falta de espaço (além de ser silencioso e apresentar um baixo consumo de energia).

Pressurizador de pressão constante:

Ideal para locais que possuem variações de demanda como os chuveiros elétricos, pois mantém a pressão constante independentemente da quantidade de pontos de consumo em uso.

Vale ressaltar também que cada tipo de pressurizador de água possui uma vantagem específica e a escolha do modelo mais adequado dependerá bastante das necessidades e características do sistema de abastecimento de água de cada local.

O que é o M.C.A (Metro de Coluna de Água)?

O M.C.A (Metro de Coluna de Água) é um outro quesito muito importante no momento de escolher o seu pressurizador de água. Trata-se de uma referência no equipamento que serve para indicar a distância do reservatório até a torneira/chuveiro. Isso quer dizer, na prática, que pressurizadores com M.C.A alto possuem uma maior capacidade de pressão.

Como escolher o pressurizador de água mais adequado para sua casa? 

A escolha correta de um pressurizador de água é fundamental para garantir um desempenho eficiente do sistema hidráulico. Dessa forma, é importante que você considere antes alguns fatores a seguir:

– Pressão de entrada: Verifique a pressão da água na rede de abastecimento para determinar se é realmente necessário um pressurizador de maior potência.

– Vazão desejada: Avalie a quantidade de pontos de consumo simultâneos e a vazão necessária em cada um deles para dimensionar corretamente o pressurizador.

– Tipo de instalação: Considere o espaço disponível no local para a instalação do pressurizador e escolha um modelo compatível com essa necessidade.

– Marca e qualidade: Opte por marcas renomadas e confiáveis possam oferecer pressurizadores de água de alta qualidade e durabilidade.

Quais são os cuidados que você deve ter com a instalação e manutenção do seu pressurizador de água?

Como já mencionamos acima, a instalação correta do pressurizador de água é essencial para garantir o seu bom funcionamento e desempenho. Por isso, recomendamos que a instalação seja realizada sempre por um profissional qualificado, que saberá posicionar a bomba em um local mais adequado e conectar corretamente os tubos de entrada e saída do equipamento.

Além disso, a manutenção contínua do pressurizador de água é extremamente necessária para prolongar a sua vida útil e garantir um funcionamento mais eficiente. Dentre alguns cuidados importantes que devem ser observados, estão:

– A verificação periódica do estado das conexões e tubulações para a realização de possíveis vazamentos ou danos;

– A limpeza regular do filtro de entrada para que se evite as obstruções e garantir o fluxo adequado de água.

– A realização de uma manutenção preventiva, conforme as recomendações do fabricante, como a lubrificação das partes móveis e a verificação do estado das peças internas.

Ao escolher o seu pressurizador de água para chuveiro ou outro ponto de consumo da sua residência, confira também se ele é composto por itens resistentes à corrosão (como aço, latão ou cobre). Como o equipamento atua diretamente em contato com a água, é importante que ele seja bem resistente para garantir máxima eficiência, durabilidade e segurança quanto a não contaminação com tais materiais.

LOJA

Fale com nosso time. De segunda a sexta (exceto feriados) durante o horário comercial.
(21) 2274-3047 | (21) 2210-7272

WHATSAPP

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp.

PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas sobre nossos produtos.