O setor da construção civil consolidou o seu crescimento em 2024, com um aumento de 4,1% em suas atividades. E para 2025, ainda que haja uma pequena desaceleração, a expectativa de expansão é de 2,3% (segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC), aquecendo assim o segmento de varejo e serviços do setor.
O fato é que desde 2019, a construção civil cresceu 21,2% no Brasil, reforçando a importância deste segmento para o aquecimento da economia nacional. Neste sentido, o ramo da habitação e infraestrutura vem ganhando força e mantendo um nível elevado de desenvolvimento, com o surgimento de tecnologias e itens que primam pela autossuficiência energética e sustentável das construções.
Só para lembrar, para este ano, há uma previsão de um aquecimento imobiliário significativo, em função da retomada do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e outras obras que serão realizadas pelos governos municipais e estaduais em suas respectivas cidades. Neste artigo, abordamos um pouco mais sobre essa previsão otimista para o setor!
Como a construção civil cresce e aquece o ecossistema de varejo e serviços no país?
De janeiro a outubro de 2024, o FGTS financiou 516.207 unidades de imóveis, movimentando cerca de R$ 107,3 bilhões (com o mercado imobiliário apresentando um crescimento de 17¨% em lançamentos de unidades e 20% em vendas de novos apartamentos).
Até o mês de junho de 2025, as prefeituras estarão inaugurando novas obras públicas (já que estamos em um ano eleitoral). Segundo o presidente da CBIC, Renato Correia, esse bom resultado influencia toda a cadeia produtiva do setor: “Quando a construção cresce, o consumo de materiais obviamente cresce, assim como vários setores são impulsionados. É o caso do cimento e também do aço, das louças, das tintas, portas, esquadrias, vidros e uma série de outros materiais que fazem com que a economia gire”, explicou.
Desde 2020, a construção civil gerou 920 mil novos empregos, sendo fundamental para a recuperação econômica do país após a pandemia. Conforme dados do IBGE, a expectativa de crescimento é grande, mas somente terá destaque quem acompanhar as tendências desse mercado durante esse ano.
Quais serão as grandes transformações previstas para a construção civil em 2025?
Com o avanço de novas tecnologias e as opções apresentadas no setor de varejo e serviços, as empresas do setor precisam estar preparadas para enfrentar novos desafios em seus projetos para a construção civil. Veja, a seguir, alguns deles:
– Inteligência Artificial (IA):
A inteligência artificial está sendo utilizada para otimizar o planejamento e a gestão de projetos, com potencial para aumentar a produtividade em 50%, conforme análise da McKinsey.
– Robótica e Automação:
As inovações tecnológicas estão acelerando a eficiência e a precisão na construção civil. Essas tecnologias não só aumentam a produtividade, como também reduzem os custos e os prazos. A tendência é que o setor utilize cada vez mais robôs autônomos integrados à IA para realizar diversas tarefas (como soldagem, planejamento de layouts, operação em ambientes de alto risco etc.). Os drones estarão ainda mais presentes nas construções para o acompanhamento de obras e a gestão de inventário (entre outras atividades). Além disso, a impressão 3D vem ganhando espaço na construção civil, com uma previsão de crescimento anual de 16% entre 2021 e 2028, segundo a Statista.
– Digitalização e Automação no Canteiro de Obras:
A transformação digital está redefinindo os projetos de engenharia civil, tornando os processos mais eficientes e integrados. Sensores loT estão se tornando comuns nos canteiros de obras, permitindo o monitoramento em tempo real de diversas condições (o mercado de loT na construção deve crescer 16,5% até 2025), segundo a MarketsandMarkets.
– Projetos Sustentáveis:
Cada vez mais veremos projetos que priorizam construções verdes e inteligentes na construção civil, respeitando as políticas de consumo consciente de água e energia (com a utilização de acesórios de alto padrão), oferecendo assim uma composição ainda mais funcional e adequada para os ambientes. Essas tendências, além de atenderem as necessidades atuais, preparam o caminho para um futuro próximo mais eficiente, seguro e sustentável no setor.
Acqua Design: Acessórios de alto padrão para o seu projeto de construção
A Acqua Design reúne a mais completa linha de acessórios de alto padrão e tecnologia (ralos lineares, ralos invisíveis, ralos industriais, chuveiros externos etc.) para compor com os mais diversos projetos na área da construção civil.
Entre no site, consulte o nosso catálogo de produtos ou fale com um dos nossos especialistas para obter informações detalhadas sobre cada item necessário para compor com o seu ambiente!